O encontro de embarcações tradicionais da Galiza celebra-se este ano em Moanha, do 5 ao 8 de agosto.
Onte na assembleia de CulturMar informou-se sobre os trabalhos organizativos que vão agora a todo filispin. Mália os atrancos de terem que se organizar por video-conferencia e demais, os preparativos vão avante cara um encontro desta volta mui especial adaptado à pandemia covid.
Vai haver carpa marinheira, diferentes alternativas de alojamento, fundeio, navegações, espaços culturais e unha nova publicação da Ardentia. Todo isto com mudanças importantes a respeito do formato habitual. Os espaços vão ter que estar perimetados com control de acesso, quendas e horários estritos para muitas atividades, e em definitiva aplicar as medidas covid que conhecemos.
Ao igual que no encontro da Guarda, está-se a preparar um comboio de embarcações desde o golfo Ártabro para facilitar a travessia rumo Moanha.
Está aberta a inscrição de embarcações no web do XV Encontro de Moanha. E mais que qualquer outro ano, cumpre fazer as inscrições o antes possível.
Como podedes imaginar, conta-se coa eventualidade de ter que suspender o evento por agravamento da situação sanitária, porém trabalha-se cara o objetivo, e em coordenação coas autoridades, artelhando um encontro diferente onde vai primar a atividade de navegação e os espaços abertos. Não deixemos de fazer a inscrição por isto, que não custa nada.
Vai o vídeo promocional: