2 de feb. de 2020

O CHARLY A NAVEGAR "A ORIXE"



Estamos bem orgulhosos de ver ao Charly (Manuel Sampedro), um dos nossos mais experimentados patrões, navegando a dorna neste vídeo promocional sobre o caminho de peregrinação a Santiago desde o cabo Corrubedo. Governa com mestria a tradicional embarcação polo médio da ria da Arousa, e entre os seus senlheiros "conles". Temos a sorte de ter o nosso clube situado nesta espetacular ria da Galiza atlântica.

A Áncora é uma dorna de 10 quartas de quilha (5,5 m de eslora) das mais trunfadoras do Lajareu. Nas Rias Baixas existem cerca de vinte clubes que participam em regatas de dorna que decorrem de março a setembro, promovendo a navegação tradicional e a preservação do nosso rico património marítimo.

A agrupação de concelhos "Arousa Norte" está a promover o caminho de peregrinação costeira a Compostela "A Orixe", que evoca a lenda do translado  do corpo do apóstolo Santiago desde Oriente Próximo para a Galiza, o Fisterra de Europa. Feito que baseou um movimento multicultural de pessoas de todo o continente durante os últimos dez séculos, provavelmente tantos como levam as nossas dornas a navegar a costa galega.
Obrigados, Charly, por deixares bem alto ao clube e ao mundo da dorna neste trabalho!

Ningún comentario:

Publicar un comentario